Rua Taumaturgo de Azevedo, 3001 - Piçarra, Ilhotas - PI

contato@batistaspi.org.br

Rua Taumaturgo de Azevedo, 3001 - Piçarra, Ilhotas - PI

contato@batistaspi.org.br

Nossa história

A Convenção Batista Piauiense, fundada em 29 de março de 1956, teve sua origem na extinta Convenção Batista Piauí-Ceará. Por deliberação daquela Convenção, tomada em Assembleia Geral, realizada na Primeira Igreja Evangélica Batista de Teresina, nos dias 30 de outubro a 02 de novembro de 1955, foi autorizada a Junta Executiva a se reunir extraordinariamente com o fim especial de estudar a dissolução daquele trabalho Convencional com o desmembramento das igrejas do setor Ceará e do setor Piauí para que cada Campo organizasse os seus respectivos trabalhos Convencionais por Estado. Vale ressaltar que no Estado do Piauí já existia um trabalho Convencional Batista denominado Convenção Batista Piauí/Maranhão, ligada à Segunda Igreja Batista de Teresina e à Missão Conservadora de Chicago. O trabalho da extinta Convenção Batista Piauí /Ceará estava ligado à Junta de Richmond, da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos.

A reunião organizadora da Convenção Piauiense foi dirigida pelo Pr. John Samuel Oliver. Igrejas presentes: Primeira Igreja Batista de Campo Maior e Primeira Igreja Batista de Teresina. A Igreja Batista Memorial (Z.C. Taylor) de Parnaíba, não teve representante. Presentes os irmãos: Pr. José Moreira e Silva, Pr. John Oliver, Dr. João Martins de Morais, Dr. Lourival Lira Parente, Josué Soares de Oliveira, Amâncio Batista Calland, Mis. Peggy Pemble, Sr. Virgínia Oliver, Mis. Everette Buddin, Evang. Manoel Nazário e Elias mangabeira, Srta. Rosa Martins e Ditimar Sousa Brito. Atuou como Secretário “ad hoc”, o irmão Amâncio Batista Calland.

A primeira Diretoria foi composta desta forma: Presidente: Pr. John Samuel Oliver, Vice-Presidente: Dr. João Martins de Morais, Primeiro Secretário: Pr. José Moreira, Segundo Secretário: Dr. Ditimar Sousa Brito, Tesoureiro: Mis. Everette Buddin.

Durante muitos anos o trabalho convencional foi dirigido por Secretários Executivos americanos. Podemos destacar: Pr. Donald Spiegel, Peggy Pemble, Pr. Orman Gwynn, Pr. Samuel Karmac. Nas últimas décadas, a Secretaria Geral passou para brasileiros: Raimundo Goodgloves, Pr. Manoel Alves Feitosa, Pr. Joel Ferreira Silva, Francisco de Assis, Florêncio Ribeiro de Carvalho, José Francisco Brito, Pr. José Milton Araújo do Monte e Valdinar de Santana Leão.

Até 1998 a Convenção recebeu ajuda financeira da Missão Batista Equatorial do Brasil – EUA. Em 1999 passou a andar com seus próprios recursos graças à cooperação das igrejas arroladas à Convenção, através do Plano Cooperativo, Missões Estaduais, Junta de Missões Nacionais e com o aluguel do Prédio, herança da Missão.

Mesmo sendo uma organização de caráter cooperativo das Igrejas Batistas no Estado do Piauí, atualmente temos arroladas igrejas e/ou congregações nos Estados do Maranhão e Bahia, num total de 102 Igrejas, 90 congregações, 89 Pastores, 22 Bacharéis, 04 Seminaristas e 45 Missionários. Com cerca de 11.071 membros e congregados em suas igrejas, seu maior desafio é a plantação de mais igrejas concomitante com o crescimento, consolidação e até revitalização das atuais.

Até certo ponto, a última década, iniciada exatamente na celebração do centenário da nossa primeira igreja, pode ser definida como a década da Expansão, dado o grande número de congregações iniciadas, novos obreiros despertados e ênfases no crescimento numérico das igrejas; exemplo deste último ponto foram as Consultas Missionárias, realizadas em 2010 e 2011. Estes esforços visavam o alcance de todas as cidades sem a presença batista, aumento da presença batista nas cidades mais populosas com a plantação de segundas igrejas, e alcance da Zona Rural; mormente no tocante às cidades pioneiras, vimos o número de cidades sem a presença batista cair de mais de 100 em 2004 para menos de 80 em 2014. Tantos inícios nos fazem prever que, se a década ora encerrada foi a da expansão, a que se inicia será a da CONSOLIDAÇÃO.

Nos últimos anos, avançamos um pouco mais, e destacamos aqui o grande apoio da PIB em Teresina que em parceria com outras igrejas têm alcançados alguns municípios sem a presença batista, e pela graça de Deus das 25 cidades que faltavam ser alcançadas, temos agora apenas 21 cidades. A tarefa de alcançar estas cidades é de todos nós, por isso, vamos avançar nessa caminhada de ganhar vidas pra Jesus. Plantar, consolidar, revitalizar outras igrejas é tarefa de cada crente batista nesse estado. E só conseguiremos isso se nos unirmos com humildade na total dependência de Deus, ciente de que tudo que sou e tenho pertence a Ele; com Mansidão abrir mão do nosso conforto em favor dos que necessitam de nós, nos colocando como suporte, sem reclamar.

Batistas piauienses | Em busca da excelência
CONTATOS
R. Taumaturgo de Azevedo, 3001 – Piçarra, Teresina – PI, 64015-018.
Telefone: (86) 98135-5379
contato@batistaspi.org.br
NEWS LETTER
Copyright ₢ 2023 Portal Batista Piauiense. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Luzeiros Publicidade e Marketing